Russas–CE, Segunda–feira, 18 de Dezembro de 2017

Formao
Comea a formao dos monitores do Telecentros.BR
amaior.png amenor.png anormal.png

 

Começou hoje a primeira rodada de formação à distância dos monitores do Telecentros.BR. A primeira leva de monitores a serem formados tem 500 pessoas de todo o Brasil, distribuídas por cinco polos regionais de formação (um em cada região do país) e dois polos estaduais (São Paulo e Ceará). Ao final do processo de formação, terão participado 16 mil monitores que vão trabalhar na rede Telecentros.BR, em telecentros de todo o país. O início da formação foi tuitado pelos participantes na hashtag #telecentrosbr_on. A partir dessa primeira leva de monitores, todos os meses serão abertas novas turmas, até chegar aos 16 mil.

 

Além da escala – este é o maior programa de formação já realizado em um programa de inclusão digital – o programa da Rede Nacional de Formação é pioneiro na forma de decidir que conteúdos e metodologias adotar. Foram realizados encontros presenciais com todos os polos, onde foram definidos os temas da formação, e todo o processo foi desenvolvido, de maneira colaborativa, nos últimos oito meses, com a participação dos polos. Ao mesmo tempo em que preparavam a formação dos tutores e dos monitores, os participantes constituiram, efetivamente, uma rede de reflexão, trabalho e debate sobre formação em inclusão e cultura digital.

Nada foi feito de maneira centralizada. Por quê? “Nossa proposta é trabalhar em rede, a então a produção de conteúdo também tem que ser feita dessa forma”, explica Natalia Noguchi, uma das participantes do polo nacional da rede de formação. “Com isso, não foi elaborado um conteúdo para todos simplesmente adotarem, ao contrário. Todos, em uma roda de conversa, compartilharam suas singularidades e realizaram pactos coletivos de como tocar suas práticas, tomaram decisões coletivas de como trabalhar a rede”.

Nesta primeira rodada, os monitores vão receber informações sobre o programa Telecentros.BR, sobre o papel dos monitores nos telecentros, sobre a proposta de formação e vão fazer uma primeira aproximação com os temas: redes, inclusão digital, cultura digital, comunidades. Mais informações sobre a Rede Nacional de Formação podem ser vistas no site www.telecentros.br.com

 

Enviado em: 17/02/2011
grupo.png 2 pessoas comentaram
João Paulo - jpccomputacao[at]yahoo.com.br

É esse o objetivo do Programa prezada Andrea...Que bom que vc já está visualizando os reais objetivos...

Andréa Girão Lim

Muito bom esse curso de formação pra nós monitores dos Telecentros Br.Conhecemos muitas coisas novas e acredito que outras mais virão. É um aprendizado que se usa não apenas nos Telecentros como também no nosso dia-a-dia pessoal.


comentario.png Deixe seu comentario
Nome:

Email: (não é obrigatório)

Comentario:

Digite o que está escrito abaixo:

Copyleft© ONG Ação Digital 2012 – versão 2.6

Desenvolvido por Jezmael Basilio & Thalles Robson