Russas–CE, Quinta–feira, 19 de Outubro de 2017

GESAC
Tcnicos do MiniCom fiscalizam funcionamento de pontos do Gesac
antena_gesac.jpg
amaior.png amenor.png anormal.png

Brasília, 25/02/2011 - Equipes do Ministério das Comunicações realizaram, ao longo da semana, uma fiscalização em 71 pontos de presença do programa Gesac nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. O objetivo da medida é avaliar o cumprimento da norma geral do programa de inclusão digital do Governo Federal, que leva conexão gratuita à internet principalmente a locais de difícil acesso - como comunidades quilombolas, indígenas e assentamentos rurais.

O diretor do Departamento de Serviços de Inclusão Digital (Desid) do Minicom, Heliomar Medeiros, explica que os técnicos do ministério vão verificar se os pontos Gesac estão seguindo regras pré-estabelecidas como horário mínimo de funcionamento da unidade, uso gratuito dos computadores e velocidade do acesso à internet.

Quando os técnicos constatam a falta de cumprimento de algumas dessas normas, as instituições responsáveis pelo ponto são advertidas pelo MiniCom. Caso os problemas verificados não sejam solucionados, o ministério poderá fazer um remanejamento do ponto Gesac para outro local em que ele seja melhor utilizado.

A fiscalização segue uma determinação da Controladoria-Geral da União (CGU). A escolha dos locais a serem inspecionados é feita com base no tráfego de dados dos pontos e também a partir de denúncias de irregularidades recebidas pelo MiniCom.

A visita aos três estados é a primeira ação dos técnicos do Ministério das Comunicações em 2011. No ano passado, equipes fiscalizaram presencialmente 368 pontos de presença do programa Gesac. Além disso, o ministério faz um acompanhamento remoto do funcionamento dos pontos que contam com a conexão Gesac.

Atualmente, existem 10.700 pontos de conexão em todo o país. O programa de inclusão digital do Governo Federal beneficia a sociedade por meio de parcerias estabelecidas com diversas entidades, que garantem a disponibilização do espaço físico, equipamentos, instalação e manutenção dos pontos com acesso gratuito à internet.
m pouco sobre a notícias...

Enviado em: 25/02/2011
grupo.png 0 pessoas comentaram

comentario.png Deixe seu comentario
Nome:

Email: (não é obrigatório)

Comentario:

Digite o que está escrito abaixo:

Copyleft© ONG Ação Digital 2012 – versão 2.6

Desenvolvido por Jezmael Basilio & Thalles Robson