Russas–CE, Domingo, 22 de Outubro de 2017

ARede
A nuvem est preparada para os dados abertos?
amaior.png amenor.png anormal.png

12/05/2011
Do Portal Consegi

“É claro que a solução de dados abertos é excelente para a transparência e para a democracia. Mas, e infraestrutura necessária para gerar e manter esses dados?” Esse foi o primeiro questionamento da professora da PUC-Rio, Karin Brietman, em um debate sobre computação em nuvem e dados abertos na tarde de hoje do Consegi.

Para a acadêmica, três fatores precisam ser avaliados para que a nuvem suporte os dados abertos. “Precisamos pensar em como armazenar um volume monumental de dados, em quem vai fazer a curadoria e organizar a visualização desses dados”, opinou Karin. “E mais: o que acontece se a ideia 'pegar' e tivermos milhares de usuários acessando esses dados no mundo inteiro?”, perguntou. “Tecnicamente, criar nuvens não é difícil, mas temos infraestrutura de banda suficiente?”, exemplificou.

Muitas foram as indagações da professora durante o debate. E ficou claro que a intenção não era definir respostas e conclusões para as questões, mas mostrar que um nova forma de fazer tecnologia está em pauta e é preciso criar ferramentas para esse cenário de dados abertos nas nuvens. “Estamos vivendo o melhor dos tempos, os papéis dentro do universo da tecnologia estão mudando. Precisamos de programadores que enxerguem esse novo paradigma”, destacou a professora.

O analista do Serpro Luís Cláudio Tujal participoiu da mesa de debate e acrescentou: “essas questões estão postas para todos nós, e governo e universidades estão refletindo sobre elas”, disse Tujal, que citou ainda a importância do investimento no “peopleware”, do acervo humano que trabalha com tecnologia. “Iniciativas como qualificação e remanejamento de profissionais, cooperação e transferência de conhecimento entre entidades vão ajudar a aprofundar e a desenvolver soluções para esses desafios”, completou.

Enviado em: 13/05/2011
grupo.png 0 pessoas comentaram

comentario.png Deixe seu comentario
Nome:

Email: (não é obrigatório)

Comentario:

Digite o que está escrito abaixo:

Copyleft© ONG Ação Digital 2012 – versão 2.6

Desenvolvido por Jezmael Basilio & Thalles Robson