Russas–CE, Domingo, 22 de Outubro de 2017

Braslia-DF
Encontro esclarece dvidas
Jp_Heliomar_pequeno.jpg
amaior.png amenor.png anormal.png

Iniciou-se hoje o II Seminário do Programa Telecentros.BR em Brasília-DF.  No período da manhã o evento foi conduzido pela coordenadora do Programa, Cristina Mori e pelo Diretor de Serviços de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Heliomar Medeiros. Este destacou que o Ministério está fazendo um estudo detalhado para identificar quais pontos de conexão GESAC não estão sendo usados intensamente. O objetivo do levantamento será fazer o remanejamento desses pontos que não são usados para serem destinados aos telecentros novos.

Além disso, as escolas que foram contempladas com o Programa Banda Larga nas Escolas e que receberam antenas GESAC, também terão esses pontos remanejados para atenderem ao mesmo objetivo. Em Russas, temos 10 escolas públicas municipais que serão atendidas pelo referido Projeto:

- Ana Xavier Lopes
- Coração de Jesus
- Coronel Murilo Serpa
- José Raimundo de Deus
- Juarez Santiago
- Lino Gonçalves
- Margarida Maria Martins
- Maria Martins de Carvalho
- Raimundo Pelópidas
- Tia Benilce

Essa medida irá permitir que outros espaços que aguardam uma antena GESAC possam dar início às suas atividades. Um dos fatores positivos nesse processo é que a conexão em Banda Larga atenderá melhor às necessidades das escolas, pois possuem maior velocidade de acesso que as antenas GESAC.

No período da tarde os representantes das inciativas foram divididos em grupos temáticos para discussões acerca dos problemas que os projetos de inclusão digital estão vivenciando. O Ministério das Comunicações repassou os prazos de entrega dos kits novos e conexões. O mobiliário deverá ser entregue até o final do mês de setembro em todo o país. Nesse mesmo período, todos os remanejamentos de antenas deverão estar concluídos e, por fim, até dezembro, será realizada a entrega final das antenas às associações comunitárias.

Russas tem se destacado nos debates e possibilitado a abertura de novas ideias que poderão melhorar o fluxo do Programa. Dentre elas, destacamos a inoperância do sistema operacional adotado pelo Ministério das Comunicações (Meta Sys) que não atende às necessidades de mercado atualmente. Outro questionamento feito foi sobre a entrega dos projetores multimídia que ainda não foram disponibilizados e que permanecem sem prazo para entrega.

Uma solicitação feita pelo coordenador da inciativa em Russas, João Paulo de Oliveira, foi a inserção do telecentro da biblioteca pública municipal no Programa Telecentros.BR. A solicitação será feita oficialmente e avaliada pela coordenação.

Ainda discutimos com o Diretor de Serviços de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Heliomar Medeiros, sobre a possibilidade de direcionamento de uma antena para o Telecentro da comunidade da Serra do Vieira. O Projeto de criação desse telecentro já foi repassado à Regional do SERPRO em Fortaleza e se encontra em fase de avaliação.

 

Enviado em: 12/07/2011
grupo.png 0 pessoas comentaram

comentario.png Deixe seu comentario
Nome:

Email: (não é obrigatório)

Comentario:

Digite o que está escrito abaixo:

Copyleft© ONG Ação Digital 2012 – versão 2.6

Desenvolvido por Jezmael Basilio & Thalles Robson